segunda-feira, 30 de maio de 2011

Biodiversidade; nem todos conhecem o conceito.

          Entende-se por Biodiversidade, um conjunto de todas as espécies de seres vivos  existentes em um ambiente, e que estes se relacionam direto ou indiretamente para fins de sobrevivência, podendo ser de forma harmónica ou desarmônica.
Todo ser vivo, precisa de um meio para sobreviver, e no ambiente em que vive busca por alimentação, que pode ser encontrado na água, no solo ou no ar. Além do alimento que os seres vivos precisam, existem outros fatores que são determinantes no processo de reprodução e multiplicação das espécies. Por isso, é importante considerar os recursos naturais como fator relevante em todo processo de sobrevivência.
Alguns recursos naturais são seres abióticos como, por exemplo, a água, o ar e o solo, não têm vida, mas não há vidas sem esses recursos naturais. Alguns seres vivos habitam na água, outros vivem no solo, mas nenhum deles vive sem o ar, o oxigênio é indispensável à vida. É importante ressaltar que, as condições climáticas e nutrientes, são fundamentais para a vida. E apesar de existir seres vivos que produzem seu próprio alimento, más não conseguem viver sem ar.
 A biodiversidade é tudo que está relacionado ao meio ambiente. Podemos usar como exemplo a cadeia alimentar e a cadeia trófica. Na cadeia alimentar os seres vivos busca energia em outros seres vivos para sobreviverem. E na cadeia trófica são os recursos naturais não vivos que se relacionam. A luz solar, o ar e as águas, estão ligados diretamente no meio ambiente para acontecer o processo de fotossíntese das plantas etc.
O ser humano está incluso na biodiversidade, porque é um ser vivo que depende dos recursos existentes na natureza. Mas apesar disso, a maioria tão pouco tem se preocupado em saber como funciona, e porque é importante preservar todos os recursos naturais. O homem com sua ignorância eliminam muitos seres vivos achando que está fazendo o bem para si próprio e para a natureza, enquanto na verdade está alterando a cadeia alimentar causando o desequilíbrio ecológico.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Não se escreve tudo que pensas, más é imprescindível que escrevamos quando pensamos bastante!

Uma Flamenguista Carioca criticou o time do Ceará depois que o Flamengo perdeu o jogo de quarta-feira. Ela rebaixou, menosprezou e ainda tratou com preconceito os nordestinos; bom, não quero entrar em detalhes, más isso foi um péssimo exemplo para os Flamenguistas e para os brasileiros. Agora essa garota está sendo processada por ter postado em seu twitter essa barbaridade. Vamos aprender a torcer, ganhar e perder, tudo isso faz parte do jogo. Boa tarde á todos

quarta-feira, 4 de maio de 2011

INSS, Somos nós que contribuímos, más é tão difícil sermos atendidos quando precisamos.

Já passei por muitas humilhações no INSS, sou concursado à quatro anos, más sou contribuinte desde de 1998; quando precisei do inss depois de passar por um acidente gravíssimo, sofri muito na fila de espera. Em 2010 quase não aparecia médico períto na Agência do INSS de Altamira no Pará; fiquei 4 meses sem receber por falta de perícia médica. Em breve precisarei retornar ao inss para pedir prorrogação de meu auxílio doença, ainda não estou em condições de trabalhar. Espero que dessa vez não tenha humilhação e nem tanta espera...

terça-feira, 3 de maio de 2011

Tempo Comunidade.

O Tempo comunidade é uma modalidade de pesquisa realizada na comunidade onde o pesquisador desenvolve atividades como: levantamento de dados e entrevistas com as famílias locais; na ocasião são pesquisados potencial econômico da região, sócio-político e cultural. No TC (Tempo Comunidade), O educando pesquisador, realiza um encontro na comunidade onde conta com a presença dos moradores da região para expor o conhecimento adquirido do TE (Tempo Escola). Esse momento de socialização do conhecimento é chamado também de PS (Partilha do Saber), o objetivo dessa partilha é exatamente para levar aos produtores familiares rurais tudo que o educando está aprendendo na faculdade; por outro lado, trazer de retorno tudo que foi pesquisado na comunidade, mostrando a importância de cada família que vive no campo, e que a sociedade urbana depende do trabalho do povo do campo, assim como o povo do campo depende da sociedade urbana. As pesquisas no TC também tem outros fundamentos, como por exemplo, quebrar os preconceitos que existem entre povo do campo e povo da cidade.